A toxina botulínica é uma das substâncias mais importantes no campo do rejuvenescimento facial. Mais conhecida pelo nome comercial de sua marca mais famosa, o Botox é extraído de uma bactéria e por ter um efeito paralisante em nossa musculatura, passou a ser amplamente utilizada na medicina para fins estéticos.
Sorrir, franzir a testa, apertar os olhos e até a mastigação, basicamente, qualquer movimento facial pode, eventualmente, levar aos sinais mais comuns de envelhecimento, as rugas.
A aplicação da toxina botulínica tem o objetivo de reduzir ou atenuar a contração de alguns músculos faciais, diminuindo a formação de rugas causadas pelo movimento contínuo das nossas expressões. Ao ser injetada ela determina uma paralisação do musculo. Sem contração excessiva, o músculo acaba relaxando e evitando ou atenuando o aparecimento das rugas na pele. A toxina pode ainda melhorar alguns aspectos naturais, como por exemplo, a posição das sobrancelhas ou a correção do sorriso, minimizando até mesmo o aparecimento excessivo das gengivas, chamado de sorriso gengival.