O Lifting Facial, Facelifting ou Ritidoplastia é o nome dado à cirurgia plástica que visa reposicionar os tecidos faciais e do pescoço, promovendo o rejuvenescimento facial. A cirurgia plástica da face tornou-se mais comum devido ao aumento de expectativa de vida e também ao surgimento de novas técnicas que geraram grandes melhorias nos resultados.
O objetivo desta cirurgia de facelifting é atenuar os efeitos do tempo, exposição solar, gravidade, e stress do cotidiano sobre a face, que resultam no aparecimento dos sinais de envelhecimento. Estas alterações ocorrem de maneira lenta e progressiva, incluindo todos os componentes da estrutura facial. Com a idade, as estruturas ósseas do crânio sofrem reabsorção, perde-se parte da gordura facial, os músculos ficam mais flácidos e a pele perde elasticidade. Consequentemente, vários sinais como acentuação das rugas e marcas de expressão, podem aparecer.
As várias técnicas existentes, repletas de detalhes individuais, são geralmente realizadas através de incisões que se iniciam na região das têmporas, descem ao longo das rugas naturais em frente à orelha e continuam por trás da orelha, podendo se prolongar até o couro cabeludo. A tendência moderna tem sido a redução das cicatrizes sempre que possível.