A cirurgia mamária é um dos sonhos de muitas mulheres que buscam uma melhor qualidade vida. O procedimento traz inúmeros benefícios, como um aumento na autoconfiança e autoestima, além de proporcionar uma estética mais bela.
Dentre os procedimentos de cirurgia plástica mamária, podemos destacar 2 que são muito procurados atualmente, que é a mamoplastia redutora e a mastopexia.
Ambas cirurgias tem suas indicações específicas, mas é importante saber a diferença para você que está pensando em realizar um procedimento nas mamas.
Conheça qual é a diferença entre mamoplastia redutora e mastopexia, saiba as indicações para cada caso e suas principais características.
O que é mamoplastia redutora?
A mamoplastia redutora é uma cirurgia que reduz o tamanho das mamas. A técnica pode ser aplicada em diversas situações e isso deve ser avaliado junto de uma médica cirurgiã plástica especialista.
Uma das causas para a mulher realizar esse procedimento, é devido ao peso das mamas e desconforto na região das costas, ombros e pescoço. Também devido a esse incômodo, acabam tendo limitações ao fazer atividades da rotina ou na prática de exercícios físicos.
No procedimento de mamoplastia redutora, a gordura da mama é retirada, assim como o tecido glandular mamário e a pele, a fim de deixar as mamas mais leves e com um formato mais bonito. A quantidade de mama a ser retirada é uma escolha feita entre a paciente e a cirurgiã, sempre pensando na harmonia torácica e visando um bom resultado estético e funcional. Isso é fundamental ao entender a diferença entre mamoplastia redutora e mastopexia.
O que é mastopexia?
Agora, se você pensa que suas mamas estão caídas, então esse procedimento é a opção ideal para o seu caso. Diferente do objetivo principal da mamoplastia redutora, a mastopexia é feita principalmente para elevar as mamas.
Na cirurgia, há uma retirada de pele e é feito um deslocamento superior das aréolas, elevando as mamas para um posicionamento ideal.
Importante lembrar que procedimento não aumenta as mamas, mas sim eleva e reposiciona com um resultado natural.
Se além disso o desejo também for um aumento mamário, daí é necessário avaliar a possibilidade da inclusão de uma prótese de silicone.
Qual é a diferença entre mamoplastia redutora e mastopexia?
Como vimos, a maneira de entender qual é a diferença entre mamoplastia redutora e mastopexia é saber o objetivo principal de cada uma dessas cirurgias. Enquanto a mastopexia busca elevar as mamas, a mamoplastia redutora visa diminuir e deixar as mamas mais leves.
Antes de ser feito qualquer um dos procedimentos, uma bateria de exames e a avaliação cardiológica são solicitadas, além do alinhamento de expectativas e detalhes cirúrgicos como o tamanho desejado e o também o possível posicionamento para as mamas.
No pós-cirúrgico, existem recomendações de repouso relativo, medicações para um maior conforto na recuperação e aos poucos o retorno a rotina e a prática de exercícios físico vai sendo liberada.
Qual a indicação para cada uma das cirurgias?
Ao saber qual é a diferença entre mamoplastia redutora e mastopexia, também podemos citar as indicações que são recomendadas para realizar os procedimentos, como:
- Ptose (queda) mamária devido a flacidez causada pelo envelhecimento, gravidez, amamentação ou variações de peso para mastopexia;
- Dores e incômodos causados pelo peso mamário, gerando impacto no cotidiano e na prática de exercícios físicos para mamoplastia redutora.
Se você procura por cirurgia plástica em SP, conte com um atendimento único para ter uma qualidade de vida superior, com uma profissional especialista que realiza ambos procedimentos. Entre em contato e faça a sua cirurgia de mama com muita segurança e conforto.