Dra Rafaela Katerine

Dra Rafaela Katerine

Tratamentos

Prótese de Mama de Recuperação Rápida – R24R

Próteses de mama

O tamanho das mamas pode ter grande influência na autoestima feminina, podendo trazer desconfortos e constrangimentos para algumas mulheres. A cirurgia de aumento dos seios é o procedimento que busca amenizar isso. Os motivos para fazer essa cirurgia são muito particulares, mas os objetivos costumam ser os mesmos: sentir-se mais bonita, mais confiante, mais plena, mais livre.

A mamoplastia de aumento, também conhecida como prótese de mama, é a cirurgia plástica mais realizada no Brasil e esse procedimento costuma trazer confiança à mulher e melhorar sua qualidade de vida.

Com o passar dos anos, as técnicas cirúrgicas de implante mamário evoluíram bastante, permitindo uma cirurgia mais precisa e segura, e um pós-operatório mais rápido e tranquilo.

É importante ressaltar que cada corpo feminino é único. Isso faz com que a mesma prótese possa levar a resultados completamente diferentes entre uma mulher e outra. Além do volume e perfil do implante, também influenciam no resultado final, a marca da prótese, o formato, a textura e o plano em que a prótese é colocada – se por cima ou por baixo do músculo peitoral.

Se você quer aumentar suas mamas, preparamos todo esse material para te ajudar na busca pelos seus objetivos e estamos à disposição para entender os seus desejos e necessidades e tirar todas as suas dúvidas.

 

Qual o tamanho ideal da minha prótese?

Essa é uma das maiores dúvidas das pacientes. Isso envolve vários detalhes baseados em conhecimento científico aliados à expectativa da paciente.

Na consulta vamos avaliar a mama e tomar essa decisão juntas levando em conta diversos fatores, como a altura da paciente, o tamanho e proporção do tórax, a flacidez da pele, a aparência que a paciente deseja, dentre outros, sempre com o objetivo de entregar o melhor resultado possível para a paciente.


 

Colocar o implante por cima ou por baixo do músculo?

Não há certo ou errado. Essa escolha depende de alguns fatores, sendo o mais importante a quantidade de tecido mamário que a mulher tem, a técnica a ser utilizada e o tipo de resultado almejado, e tudo isso será analisado e detalhado durante a consulta.


 

O que é a técnica dual plane?

O dual plane (duplo plano) é a técnica em que posicionamos o implante nos dois planos, com parte da prótese abaixo do músculo (porção superior do implante) e parte da prótese acima do músculo. As vantagens dessa técnica incluem maior naturalidade no resultado, maior estabilidade das próteses a longo prazo, menor chance de palpar os implantes e evitando enxergar suas ondulações e dobras através da pele (conhecido como rippling).


 

O que é a técnica de recuperação rápida?

A técnica de recuperação rápida (ou fast track recovery) foi descrita, inicialmente, em 2002 pelo cirurgião plástico americano John Tebbetts, que, baseada em uma série de cuidados especiais durante e após a cirurgia, permite às pacientes um retorno mais rápido a suas atividades de rotina. Embora não seja possível aplicar essa técnica em todos os casos, os princípios nos ajudam a trazer o melhor para todas as nossas pacientes.


 

A técnica de recuperação rápida é a mesma coisa que a r24r (real 24 hour recovery)?

Pensando em otimizar ainda mais a recuperação das pacientes, a partir da técnica de recuperação rápida, surgiu o protocolo chamado R24R, que significa Real 24 hour Recovery ou recuperação em 24hs. É necessário um treinamento específico, e poucos cirurgiões no país estão habilitados a realizar esse protocolo, que exige os mais altos níveis de técnica, materiais e equipamentos.

A R24R consiste na inclusão do implante mamário em um dual plane customizado com o suporte do sutiã interno, 14 passos específicos executados pela cirurgiã durante o procedimento, além de uma série de orientações pré e pós-operatórias que a paciente deverá seguir.

O sutiã interno é um reforço localizado na base mamária para dar maior estabilidade na região sendo realizado através de uma linha de sutura para aumentar a sustentação dos tecidos mamários e dos implantes.

O protocolo R24R permite resultados com um colo mais marcado, linhas do decote mais evidentes, maior estabilidade e durabilidade do resultado, menores riscos de contaminação e infecções, além de uma recuperação mais rápida e confortável para a paciente.


 

Recuperação r24r vs. Cirurgia tradicional de mama

A R24R permite a paciente elevar os braços logo após a cirurgia e normalmente permite voltar ao trabalho, dirigir e levantar até 15 quilos após 24h da cirurgia. Além disso, exercícios físicos mais leves serão liberados a partir de 2 semanas e exercícios de grande impacto após 6 semanas.

Em contraste, a cirurgia convencional de mama, não permite que a paciente levante os braços, além das demais atividades descritas acima, por um prazo de 3 a 4 semanas. No que tange exercícios físicos, leva-se 6 semanas para exercícios físicos leves e 8 a 12 semanas para exercícios de grande impacto.

Dessa forma, o protocolo R24R é uma ótima opção para as pacientes que buscam por excelentes resultados com segurança em suas cirurgias de próteses mamárias, e que não podem se ausentar de suas atividades ou possuem pouco tempo para se recuperar.


 

Vou sentir dor ao levantar os braços?

Pelo contrário! Ao elevar os braços, há relaxamento e alongamento da musculatura peitoral, trazendo sensação de alívio e conforto. O próprio movimento exerce uma drenagem linfática, o que melhora a dor e a sensação de pressão.

O implante estará estabilizado pelo plano muscular e a cicatriz estabilizada por pontos internos que diminuem a tensão na pele. Então, apesar das preocupações usuais, você pode e deve movimentar os braços e seguir todas as recomendações da sua cirurgiã.


 

Indicação

-Pacientes com pouco volume mamário e que gostariam de aumentar as mamas;

-Flacidez mamária leve ou ausente;

-Pacientes que estão no peso ideal ou próximo;

-Pacientes que querem realizar a técnica de recuperação rápida e estão comprometidas com as orientações e exercícios pré e pós-operatórios.


 

Resultados

A mudança já é visível logo após a cirurgia, e baixíssimo impacto no dia a dia das pacientes, decorrente da qualidade do protocolo R24R.

No início as mamas estarão inchadas, e o plano submuscular faz com que a prótese esteja um pouco mais alta nesse primeiro momento.

No decorrer das semanas, as próteses retornam gradualmente à posição esperada e o resultado final costuma demorar em torno de 6 meses após a cirurgia.


 

Como se preparar

Candidatas à R24R devem atender os requisitos pré-operatórios padrões: avaliação laboratorial, clínica e cardiológica pré-operatória.

Também deve realizar exames de imagem como USG mamário e Mamografia.

Caso sejam encontrados nódulos mamários, outros exames de investigação e certificação de que sejam benignos, podem ser necessários.

Aconselhamos as pacientes a atingirem seu peso ideal (medido através de seu índice de massa corpórea – IMC) antes de serem operadas. Desse modo temos condições de realizar uma análise e planejamento pré-operatório mais acurados além de uma cirurgia com melhores resultados e segurança adequada ao paciente.


 

Pós-Operatório

Essa é uma etapa muito importante e a colaboração e o comprometimento da paciente com o pós-operatório e exercícios recomendados são essenciais para um bom resultado e para a segurança da paciente.

Logo após a cirurgia já iniciamos os exercícios com os braços, e poderá ir para casa no mesmo dia.

No dia seguinte a paciente será liberada para retornar a sua rotina, trabalhos de escritório/administrativos, dirigir e carregar pesos até 15kg.

A paciente deve realizar a elevação dos braços conforme orientado por nossa equipe regularmente nos primeiros dias.

Será usado o sutiã cirúrgico no primeiro mês e não é necessário realizar drenagem linfática.

Liberamos os exercícios físicos mais leves a partir de 2 semanas e exercícios de grande impacto após 6 semanas.


 

Cirurgia

  • Anestesia: Na nossa rotina, utilizamos a anestesia geral.
  • Tempo de cirurgia: O tempo cirúrgico varia de 1 a 2 horas de procedimento.
  •  Tempo de internação: Em geral a alta é dada no mesmo dia da cirurgia, algumas horas após o procedimento.

 

Dúvidas frequentes

Normalmente, no sulco mamário (logo abaixo das mamas). Em geral, ela fica pequena e discreta.

 

As próteses são colocadas abaixo dos ductos e glândulas mamárias. Assim, considera-se que não há prejuízo na amamentação.

Sim! Em alguns casos está indicada a Mamoplastia Híbrida, que é uma técnica que realiza o enxerto de gordura (retirada através da lipoaspiração) no colo e linhas do decote. Ao associar a lipoenxertia com a prótese de silicone R24R temos o refinamento do resultado, realçando o colo e deixando as mamas mais juntinhas.

Os pontos são internos e absorvíveis, portanto, não é necessário realizar a retirada.

É possível sim! É comum associarmos a mamoplastia de aumento com rinoplastia, lipoaspiração e outros procedimentos. O importante é que o tempo de cirurgia não se prolongue muito, para não aumentar os riscos para a paciente.

Veja também:

Lipo HD

Lipo HD (LAD)

Mastopexia: Muitas mulheres, particularmente após amamentação ou emagrecimento, percebem seus seios flácidos e perdendo a forma, o volume e a firmeza. Saiba mais!

Mastopexia (com ou sem implantes)

Rinoplastia

Rinoplastia