Dra Rafaela Katerine

Dra Rafaela Katerine

Tratamentos

Blefaroplastia

Blefaroplastia

Com o passar do tempo, podem ocorrer alterações na região das pálpebras, levando a uma aparência mais envelhecida e cansada, além da possível interferência sobre a visão.

A blefaroplastia é a cirurgia que visa melhorar o aspecto das pálpebras através da retirada do excesso de pele, tratando a flacidez, bem como a retirada do excesso de gordura das bolsas palpebrais, resultando em uma aparência mais jovem e reduzindo as possíveis interferências sobre a visão.

Ela pode ser feita nas pálpebras superiores, inferiores ou em ambas a depender da necessidade do paciente.

Indicação

– Excesso de flacidez nas pálpebras;

– Presença de bolsas de gordura na pálpebra inferior;

– Indicada também para pacientes que apresentam o campo de visão prejudicado pelo caimento das pálpebras.


 

Resultados

A mudança já é visível logo após a blefaroplastia e os resultados muito satisfatórios aos pacientes.

É normal a pálpebra ficar inchada por alguns meses, e no decorrer do pós-operatório esse inchaço vai reduzindo gradativamente.

A expectativa é de que o maior inchaço desapareça após 5 dias e o resultado final costuma demorar cerca de 6 meses.


 

Como se preparar

Candidatas à Blefaroplastia devem atender os requisitos pré-operatórios padrões: avaliação laboratorial, clínica e cardiológica pré-operatória, além de exames de imagem.


 

Pós-operatório

Essa é uma etapa muito importante para um bom resultado. O paciente deve permanecer em repouso absoluto por cerca de 48 horas.

Inchaço e equimoses (manchas roxas) são sinais frequentes ao redor dos olhos e desaparecem gradualmente em 2-3 semanas. Para suavizá-los, orientamos compressas geladas durante os primeiros 5 – 7 dias, dormir com cabeceira levemente elevada e de barriga para cima.

Após a cirurgia, é também necessário usar pomada e colírio lubrificante.

Deve-se evitar também o uso excessivo e próximo de telas de computador e telefones, assim como leitura por longos períodos, para evitar aumentar o inchaço da região.

Recomenda-se o uso de óculos escuros nas primeiras duas semanas.

Também é importante evitar o calor, banho quentes e evitar a exposição do rosto ao sol durante 2 meses.

A maioria dos pacientes retorna às suas atividades laborais em 7 – 10 dias e atividade física em 30 dias.


 

Cirurgia

  • Anestesia: Pode ser realizada anestesia local, anestesia local com sedação ou anestesia geral.
  • Tempo de cirurgia: O tempo cirúrgico varia de 1 a 2 horas de procedimento.
  • Tempo de internação: Geralmente 12 a 24 horas.

Dúvidas frequentes

As incisões da blefaroplastia são realizadas nas linhas naturais das pálpebras superiores e logo abaixo dos cílios nas pálpebras inferiores. Na pálpebra superior ela fica escondida na dobra da pele e tende a atenuar com o passar dos meses. Na pálpebra inferior, pacientes que possuem bolsas de gordura sem flacidez de pele associada, é indicada a blefaroplastia transconjuntival, sem deixar cicatriz externa. Nos primeiros meses as cicatrizes podem ser mais avermelhadas e podem ser disfarçadas com uma maquiagem leve, caso o paciente sinta necessidade. A cicatriz resultante geralmente é bem fina e praticamente imperceptível

Geralmente essas causas estão relacionadas a genética e aos hábitos. Alguns exemplos: Exposição solar em excesso sem proteção adequada; tabagismo; consumo excessivo de bebidas alcoólicas; doenças oculares específicas; predisposição genética.

Não existe idade ideal para fazer uma blefaroplastia. Apesar de mais frequentes em pessoas de idade mais avançada, essas alterações podem aparecer em qualquer idade. A flacidez palpebral pode ocorrer em pacientes jovens por motivos genéticos causando a impressão de olhos cansados e até precocemente envelhecidos.

Os pontos são extremamente delicados e são retirados 5 a 7 dias após a cirurgia no consultório.

As manchas roxas (equimoses) podem acontecer nos primeiros dias após a blefaroplastia, sendo variável entre os pacientes. O inchaço também é esperado, sendo mais intenso na primeira semana. As compressas frias ajudam muito a reduzir estes sinais.

Veja também:

ULTHERA e Lasers

ULTHERA e Lasers

Rinoplastia

Rinoplastia

facelifting

Facelifting