Dra Rafaela Katerine

Dra Rafaela Katerine

Tratamentos

Bioestimulador de colágeno

bioestimulador

A perda de colágeno é um dos principais fatores de contribuição para a flacidez da pele. O colágeno é uma proteína que dá estrutura e sustenta a pele e com o passar dos anos, ocorre a diminuição natural de sua produção.

Quando a quantidade de colágeno do organismo diminui com a idade, gera sinais típicos de envelhecimento, como flacidez, pele frouxa e rugas, o que faz as pessoas procurarem cada vez mais alternativas para minimizar esses efeitos.

O objetivo dos bioestimuladores de colágeno é ativar a renovação do colágeno na pele e, assim, ajudar a restaurar sua estrutura e volume internos. Consiste em uma substância que é injetada através de microcânulas em três camadas, a derme profunda, a subdérmica e a supraperiosteal. Uma vez injetada, a substância estimulará a produção do seu próprio colágeno, aumentando a firmeza e tônus da pele.

Eles pertencem a uma categoria de bioestimuladores que podem ser injetados em várias partes do nosso corpo como rosto, pescoço, abdômen e glúteos. São substâncias biocompatíveis e bioabsorvíveis, ou seja, não agridem o corpo e com o tempo, são completamente absorvidas pelo nosso organismo.

As principais disponíveis no mercado atualmente são: o ácido poli-l-lático (Sculptra®) e a hidroxiapatita de cálcio (Radiesse®).

A duração do tratamento dos bioestimuladores pode variar de acordo com alguns fatores, como a densidade do produto utilizado, a reação do organismo do paciente e seus hábitos de vida.

Podem também ser associados a outros procedimentos estéticos como o Ultrassom microfocado (Ulthera) e a Radiofrequência para potencializar seus resultados.

 

Indicação

– Indicados para melhora da textura e tônus da pele flácida, tanto em face quanto no corpo.

– Indicados para quem deseja definir o contorno facial.

– Melhorar a qualidade e espessura da pele, bem como atenuar celulites, estrias e cicatrizes.

– Pacientes com sinais iniciais de flacidez facial.


 

Resultados

Os resultados esperados após o procedimento com bioestimuladores de colágeno costumam ser percebidos em até 6 semanas após a primeira aplicação, com resultado máximo após 3 meses.

Os efeitos são progressivos e prolongados, pois o organismo continua a produzir o colágeno até 6 meses após a aplicação, proporcionando um efeito rejuvenescedor natural na pele.


 

Pós-Procedimento

Logo após o procedimento pode ocorrer um leve inchaço na região da aplicação. Deve ser realizado massagem local conforme orientação médica.

A recuperação é imediata, estando o paciente apto a retomar suas atividades usuais imediatamente após o tratamento.

Dúvidas frequentes

Em média, pode ser necessária uma série de três sessões de tratamento ao longo de alguns meses. O número de injeções em cada sessão varia, dependendo do grau de correção necessário e do plano de tratamento determinado

Os bioestimuladores normalmente são injetadas na derme profunda, em tecidos de gordura e na proximidade dos ossos através de microcânulas e provocam no local uma leve reação inflamatória. Essa reação é responsável pela ativação dos fibroblastos – células responsáveis pela produção de colágeno em nosso organismo, e posterior produção de novas fibras de sustentação da pele.

Os bioestimuladores podem ser aplicados em regiões do rosto como têmporas, maçãs e bochechas, região lateral da face, queixo, mandíbula e pescoço. São contraindicados para a região dos olhos e lábios. Também podem ser utilizados para repor o volume e disfarçar a aparência enrugada das mãos. Em alguns casos costuma-se utilizá-los em outras regiões do corpo como abdômen, coxas e glúteos.

Veja também:

Preenchimento facial

Preenchimento facial

Toxina Botulínica

Toxina Botulínica

ULTHERA e Lasers

ULTHERA e Lasers