Dra Rafaela Katerine

Dra Rafaela Katerine

Tratamentos

Otoplastia

otoplastia

A otoplastia é a cirurgia plástica que permite alterar o formato, tamanho e posicionamento das orelhas, deixando-as harmônicas em relação à cabeça.

A orelha proeminente (ou de abano) é o tipo mais frequente de malformação da orelha e sua importância está nos frequentes estigmas e problemas psicológicos associados principalmente para crianças em idade escolar.

Através de uma pequena incisão na parte posterior da orelha, posicionada em sua dobra natural, é possível remodelar a cartilagem e aproximar o pavilhão auricular ao crânio. Esse procedimento pode devolver o bem-estar e melhorar a autoestima de homens e mulheres.

Indicação

– Crianças e adultos com orelhas em abano (proeminentes);


 

Resultados

A mudança nas orelhas já é visível logo após a otoplastia.

Entretanto, é comum a orelha ficar inchada por alguns meses, e ao se retirar completamente o curativo/faixa – 30 dias depois da cirurgia – o resultado já se apresenta próximo ao definitivo.

Após 12 meses, o resultado poderá ser considerado definitivo.


 

Como se preparar

Candidatos à otoplastia devem atender os requisitos pré-operatórios padrões: avaliação laboratorial, clínica e cardiológica pré-operatória, além de exames de imagem.


 

Pós-operatório

Na Otoplastia, o tempo de recuperação é em média de 5 dias para voltar a rotina (atividades escolares ou laborais).

A retirada de pontos ocorrerá em 10 a 15 dias, o que é normalmente feito de forma rápida e sem dor.

As atividades físicas podem ser retomadas após 3 ou 4 semanas.

Nos dois primeiros dias após a cirurgia, é mantida uma faixa com o objetivo de proteger a região operada. Após esse período, as bandagens já podem ser removidas.

É normal sentir certo desconforto no início, como um latejamento. Para isso, basta tomar os analgésicos prescritos.

A necessário usar a faixa de otoplastia por 30 dias, principalmente à noite e durante o sono para minimizar as chances de traumas na região. Além disso, é necessário evitar dormir de lado, em cima da orelha, por pelo menos 1 mês e meio.

Brincos e piercings também devem ser evitados no primeiro mês. Nesse período também é preciso proteger as orelhas da exposição à luz solar, para não afetar o processo cicatricial.


 

Cirurgia

  • Anestesia: Pode ser realizada anestesia local com sedação ou anestesia geral (geralmente preferida para crianças).
  • Tempo de cirurgia: O tempo cirúrgico varia de 1 a 2 horas de procedimento.
  • Tempo de internação: Geralmente 6 a 12 horas.

Dúvidas frequentes

A cicatriz localiza-se atrás da orelha, posicionada no sulco formado entre ela e o crânio, ficando bem discreta. Além disso, como se trata de uma região em que a pele é muito fina, a própria cicatriz tende a ficar imperceptível.

Como qualquer procedimento cirúrgico, a otoplastia também tem riscos. Os mais comuns são: assimetria, hematoma, infecção, má cicatrização, alteração na sensibilidade da pele, irregularidades na pele, descoloração da pele/inchaço e recidiva.

É indicada para crianças a partir da idade pré-escolar, ou seja, após os 6 anos de idade. Nessa fase, o desenvolvimento completo do pavilhão auricular já está completo. É necessário também que o paciente demonstre a motivação correta. A criança deve ser cooperativa para seguir as recomendações médicas e capaz de expressar o que sente.

É esperado e natural que ocorra uma discreta assimetria entre elas. Em primeiro lugar, porque em todos nós já existe uma assimetria, em menor ou em maior grau. Depois, porque as deformidades da orelha em abano não são exatamente iguais em seus ângulos e parâmetros entre as duas orelhas.

Sim, algumas situações podem interferir no resultado da cirurgia. A ausência do curativo ou trauma involuntário pode ocasionar a deiscência (soltura dos pontos internos). Às vezes, com o passar dos anos, pode ser necessário fazer uma otoplastia secundária. O risco de uma reoperação é maior em pacientes que se submeteram à primeira cirurgia ainda na infância ou que sofreram algum tipo de lesão na área.

Veja também:

Rinoplastia

Rinoplastia

Blefaroplastia

Blefaroplastia

Lobuloplastia

Lobuloplastia (correção do lóbulo da orelha)