Dra Rafaela Katerine

Dra Rafaela Katerine

Tratamentos

Facelifting

facelifting

O Facelifting ou Ritidoplastia é o nome dado à cirurgia plástica que visa reposicionar os tecidos faciais e do pescoço, promovendo o rejuvenescimento facial. A cirurgia plástica da face tornou-se mais comum devido ao aumento de expectativa de vida e também ao surgimento de novas técnicas que geraram grandes melhorias nos resultados.

O objetivo desta cirurgia  de facelifting é atenuar os efeitos do tempo, exposição solar, gravidade, e stress do cotidiano sobre a face, que resultam no aparecimento dos sinais de envelhecimento. Estas alterações ocorrem de maneira lenta e progressiva, incluindo todos os componentes da estrutura facial. Com a idade, as estruturas ósseas do crânio sofrem reabsorção, perde-se parte da gordura facial, os músculos ficam mais flácidos e a pele perde elasticidade. Consequentemente, vários sinais como acentuação das rugas e marcas de expressão, podem aparecer.

As várias técnicas existentes, repletas de detalhes individuais, são geralmente realizadas através de incisões que se iniciam na região das têmporas, descem ao longo das rugas naturais em frente à orelha e continuam por trás da orelha, podendo se prolongar até o couro cabeludo. A tendência moderna tem sido a redução das cicatrizes sempre que possível.

Um dos princípios de uma cirurgia plástica facial de alta qualidade é o reposicionamento dos tecidos superficiais e profundos da face para sua posição original, evitando-se a aparência de pele esticada e artificial. Também temos um resultado ainda mais completo com a associação de procedimentos que melhoram a qualidade da pele, como peelings ou lasers.


 

Indicação

– Pacientes geralmente a partir dos 50 anos, que sentem certo desconforto em relação ao envelhecimento de sua face;

– Pessoas com sinais de flacidez na face e pescoço e com elasticidade da pele relativamente preservada;

– Indicada também para pacientes que sofreram grandes emagrecimentos e que evoluíram com grande flacidez na face.


 

Resultados

A mudança já é visível logo após o facelifting, mas devido ao inchaço da face nas primeiras semanas, os resultados ficam mais perceptíveis com a diminuição desse inchaço, sendo que com 2 a 3 semanas já se nota uma grande melhora.

O resultado final costuma demorar de 6 a 12 meses.


 

Como se preparar

Candidatas ao Facelifting devem atender os requisitos pré-operatórios padrões: avaliação laboratorial, clínica e cardiológica pré-operatória, além de exames de imagem.

Se você é fumante, será informada de todos os riscos e orientada a parar de fumar por no mínimo 4 semanas


 

Pós-operatório

O pós-operatório é de extrema importância neste tipo de cirurgia, e diversas fases de cuidado ocorrem até que seja atingido os resultados finais.

Nas primeiras 24h é usado um curativo compressivo ao redor da face, e após este período apenas curativos nas cicatrizes se necessário.

Pacientes submetidos ao facelifting devem permanecer em repouso absoluto por 7 dias, mantendo a cabeça sempre elevada, evitando o calor e banho quentes. É importante descansar adequadamente e alimentar-se bem durante este período.

O inchaço, “manchas roxas” de infiltrado sanguíneo, hipersensibilidade de algumas áreas, insensibilidade de outras, são comuns a todos os pacientes. O processo de reabsorção da maioria do inchaço normalmente ocorre em 2-3 semanas.

A realização de fisioterapia e o emprego de uma faixa elástica no pescoço podem acelerar ainda mais este processo.

A maioria dos pacientes retorna às suas atividades de rotina em 15 dias e atividade física em 30 dias.

A apreciação do contorno final só é possível após a reabsorção total do inchaço e acomodação final dos tecidos, o que ocorre após 6 meses.


 

Cirurgia 

Anestesia: O Facelifting é realizado sob anestesia geral.

Tempo de cirurgia: O tempo cirúrgico varia de 3 a 5 horas de procedimento.

Tempo de internação: Geralmente 24 horas.

Dúvidas frequentes

As incisões devem ser bem planejadas e pouco aparentes. A cicatriz é bem discreta e posicionada em frente à orelha, junto à dobra natural e contorna para a região posterior da cartilagem auricular. Em alguns casos é necessário também uma cicatriz logo abaixo do sulco do queixo para os tratamentos na região do pescoço. Nos primeiros meses as cicatrizes podem ser mais avermelhadas e podem ser disfarçadas com uma maquiagem leve, caso a paciente sinta necessidade. A cicatriz resultante no estágio final geralmente é bem fina e praticamente imperceptível.

Sim! Em pacientes com sinais leves de envelhecimento, a técnica conhecida como “mini lifting”, em que as cicatrizes são reduzidas pode ser indicada. Independente da técnica empregada, as cicatrizes devem ser discretas e praticamente imperceptíveis.

Não existe idade ideal para fazer a cirurgia plástica da face. Apesar de mais frequentes em pessoas de idade mais avançada, a flacidez cervicofacial pode ocorrer a partir dos 40/45 anos.

Os pontos são extremamente delicados e são retirados a partir de 5 a 7 dias após a cirurgia no consultório. Os remanescentes (pescoço, couro cabeludo), entre 15 e 20 dias.

Temos um rejuvenescimento pós-cirúrgico significativo, porém não é possível garantir quantos anos. A cirurgia da face, pescoço e pálpebras promove a adequação dos tecidos da face às suas unidades anatômicas, resgatando uma aparência mais jovial, de modo natural, melhorando a autoestima, e retardando o processo evolutivo de envelhecimento do organismo.

Veja também:

ULTHERA e Lasers

ULTHERA e Lasers

Mastopexia: Muitas mulheres, particularmente após amamentação ou emagrecimento, percebem seus seios flácidos e perdendo a forma, o volume e a firmeza. Saiba mais!

Mastopexia (com ou sem implantes)

Blefaroplastia

Blefaroplastia