O uso de brincos pesados, piercings e alargadores nas orelhas, cortes ou acidentes podem gerar traumas na orelha como o lóbulo rasgado ou lóbulo dividido em dois (bífido). Esse é um problema que aflige e deixa muitas pessoas desconfortáveis, impedindo, muitas vezes, que possam usar os cabelos amarrados, penteados e acessórios.
Apesar de parecerem irreversíveis, esses “rasgos”, como são chamados popularmente, podem ser corrigidos por meio da cirurgia chamada de lobuloplastia.
Na lobuloplastia é realizada anestesia local no lóbulo a ser corrigido, e somente após alguns minutos a cirurgia tem início. Desta forma, o paciente não tem nenhuma dor no local a ser operado.
A técnica é iniciada com incisões, a fim de contornar a orelha do paciente. Estas incisões variam de acordo com o tamanho do alargamento do lóbulo. É feita então a união das bordas do tecido da orelha por pontos de sutura, com a finalidade de corrigir a fenda (rasgo) ou diminuir o furo.
A cirurgia para correção da orelha rasgada é considerada uma pequena cirurgia, sendo feita de rotina no consultório médico e é um procedimento cujo pós-operatório é praticamente indolor e de rápida recuperação.