A lipoescultura é a cirurgia plástica que reduz o volume de gordura corporal em áreas localizadas e aproveita a gordura retirada para preenchimento de alguma imperfeição (lipoenxertia) ou depressão corporal e também para remodelar áreas do corpo que precisam de aumento de volume. Esse procedimento associa a lipoaspiração com a lipoenxertia e dessa forma, é possível proporcionar ao paciente um melhor contorno corporal. Existem limitações técnicas e anatômicas como em toda cirurgia estética, portanto deve ser criteriosamente indicada e avaliada individualmente em consulta médica.
É também cada vez mais frequente a associação da lipoaspiração e lipoescultura a outras cirurgias plásticas, como prótese de mama, abdominoplastia e mamoplastia.
Muitos acreditam que a lipoaspiração é usada para perder peso, mas ela oferece mudanças na silhueta corporal e não na balança e existem limites seguros predefinidos em relação ao percentual do peso corporal do paciente e área tratada.
Além da limitação de gordura máxima a ser aspirada, existe também outra limitação muito importante, a presença de flacidez cutânea, pois sabemos que ao retirar em excesso a gordura, a lipoaspiração pode piorar ou até mesmo gerar flacidez.
Para minimizar a situação da flacidez e melhorar os resultados, atualmente existem tecnologias, que podem ser associadas à lipoaspiração ou a lipoescultura, e que aumentam a retração de pele e permitem um resultado ainda mais completo e duradouro para a paciente, evitando a flacidez e diminuindo a gordura localizada.
As principais tecnologias utilizadas neste segmento são o Renuvion, o BodyTite e o Laser, cada um com suas características e benefícios distintos, e todos são indicados para pacientes que possuem flacidez leve a moderada. Saiba mais sobre eles aqui
Indicação
– Pacientes que apresentam acúmulos localizados de gordura e sem excesso significativo de pele.
– Pacientes saudáveis que se sentem incomodadas com a sua silhueta; e/ou
– Pacientes com gordura localizada que não respondem a programas de dieta e exercícios.
– Pacientes que possuem pequenas áreas de depressão de pele, que podem ser resolvidas com a lipoenxertia, como área lateral dos glúteos.
– Pacientes que desejam aumentar o volume de algumas regiões do corpo, de forma a harmonizar o contorno corporal, como os glúteos.
Resultados
Após a lipoaspiração/lipoescultura já é possível observar alguns resultados e mudanças corporais, no entanto, como a região ainda está inchada, os resultados ficam mais visíveis após 3 ou 4 meses de cirurgia.
O resultado definitivo é obtido após o 6º mês de cirurgia, somente após a acomodação total dos tecidos e a reabsorção total do inchaço.
Para a manutenção do resultado a longo prazo é muito importante manter hábitos alimentares saudáveis e uma rotina de exercícios físicos. Se o paciente ganhar peso e não seguir as recomendações pós-operatórias, pode prejudicar seu resultado cirúrgico.
Como se preparar
Candidatas à lipoaspiração ou lipoescultura devem atender os requisitos pré-operatórios padrões: exames de sangue e liberação cardiológica pré-operatória.
São necessários exames de imagem e o estudo radiológico da parede abdominal.
Sendo uma cirurgia que atua diretamente sobre o tecido gorduroso, aconselhamos as pacientes a atingirem seu peso ideal (medido através de seu índice de massa corpórea – IMC) antes de serem operadas. Desse modo temos condições de realizar uma análise e planejamento pré-operatório mais acurados além de uma cirurgia com melhores resultados e segurança adequada ao paciente.
Orientamos também o acompanhamento nutricional pré e pós-operatório.
Se você é fumante, será informada de todos os riscos e orientada a parar de fumar por no mínimo 4 semanas.
Pós-operatório
A etapa de pós-operatório é muito importante para um resultado final de qualidade.
Logo de início, é comum o corpo apresentar inchaços e manchas arroxeadas. Geralmente esses sintomas melhoram em cerca de 21 dias.
Devem-se utilizar malhas de compressão elástica e espumas modeladoras por um período de 30 a 90 dias visando maximizar a aderência dos tecidos e acelerar a reabsorção do edema (inchaço) e remodelação corporal.
Sessões de drenagem linfática com fisioterapeuta especializado devem ser iniciadas nos primeiros dias de pós-operatório e mantidas até a completa reabilitação do paciente.
A maioria dos pacientes retorna ao trabalho e rotina em aproximadamente 7 a 10 dias e às atividades físicas em cerca de 30 dias.
Cirurgia
- Anestesia: Anestesia peridural ou anestesia geral, dependendo das áreas e do volume de gordura a ser aspirado.
- Tempo de cirurgia: O tempo cirúrgico varia de 1 a 4 horas de procedimento.
- Tempo de internação: Geralmente o paciente fica no hospital de 12 a 24 horas, dependendo do tempo e extensão da cirurgia.