Dra Rafaela Katerine

Dra Rafaela Katerine

Tratamentos

Lobuloplastia (correção do lóbulo da orelha)

Lobuloplastia

O uso de brincos pesados, piercings e alargadores nas orelhas, cortes ou acidentes podem gerar traumas na orelha como o lóbulo rasgado ou lóbulo dividido em dois (bífido). Esse é um problema que aflige e deixa muitas pessoas desconfortáveis, impedindo, muitas vezes, que possam usar os cabelos amarrados, penteados e acessórios.

Apesar de parecerem irreversíveis, esses “rasgos”, como são chamados popularmente, podem ser corrigidos por meio da cirurgia chamada de lobuloplastia.

Na lobuloplastia é realizada anestesia local no lóbulo a ser corrigido, e somente após alguns minutos a cirurgia tem início. Desta forma, o paciente não tem nenhuma dor no local a ser operado.

A técnica é iniciada com incisões, a fim de contornar a orelha do paciente. Estas incisões variam de acordo com o tamanho do alargamento do lóbulo. É feita então a união das bordas do tecido da orelha por pontos de sutura, com a finalidade de corrigir a fenda (rasgo) ou diminuir o furo.

A cirurgia para correção da orelha rasgada é considerada uma pequena cirurgia, sendo feita de rotina no consultório médico e é um procedimento cujo pós-operatório é praticamente indolor e de rápida recuperação.

Indicação

– Indicada para pacientes que desejam fechar a laceração no lóbulo da orelha, ou para aqueles que ainda não possuem o rasgo, no entanto o furo do lóbulo da orelha está alargado.


 

Resultados

A mudança já é visível logo após a lobuloplastia, apresentando uma boa aparência com 2 semanas. O resultado final só é obtido, em média, após 3 meses de cirurgia, quando a cicatriz costuma ficar quase imperceptível.


 

Como se preparar

Candidatas à Lobuloplastia devem atender os requisitos pré-operatórios padrões: avaliação pré-operatória; laboratorial quando indicada.


 

Pós-operatório

Nos primeiros dias após a cirurgia pode haver um discreto inchaço e equimose (roxo) local, que costuma regredir em 1 semana.

É possível disfarçar os pontinhos e o roxo (caso ocorra) no lóbulo com o uso de fita micropore da cor da pele.

A paciente pode retornar às suas atividades normais no mesmo dia da lobuloplastia, mas não deve haver esforço físico.

Os pontos serão retirados em um período de 7 a 14 dias.

Deve-se evitar exposição solar, uso de acessórios de pressão e não deve realizar novos furos sem que haja a liberação médica.


 

Cirurgia

Anestesia: Realizado sob anestesia local.

Tempo de cirurgia: O tempo cirúrgico varia de 30 a 60 minutos.

Dúvidas frequentes

A paciente deve aguardar um período de, no mínimo, um mês para realizar a perfuração da orelha novamente. Antes desse período, o lóbulo estará muito sensibilizado e poderá abrir-se novamente caso seja muito manipulado. Além disso, existem outras recomendações em relação ao local do furo e a ao diâmetro permitido do alargador (em casos de pacientes que desejam colocar de volta), portanto, é necessário seguir à risca todas as recomendações e ter muito cuidado para que a lesão não ocorra novamente.

Depois da retirada dos pontos, a cicatriz resultante da sutura pode ficar com uma aparência avermelhada, mas melhora com o passar do tempo. A tendência é que fique quase imperceptível e bem próxima ao tom da pele do paciente.

O lóbulo da orelha é uma área sensível e delicada do nosso corpo, sendo composto por pele e gordura. Nesta área, não há músculos e cartilagens para promover a sustentação de pesos. Por isso, quando colocados brincos e alargadores pesados, a orelha tende a rasgar. Também existe a possibilidade de pessoas com predisposição desenvolverem o problema mesmo com o uso de acessórios leves.

Veja também:

Rinoplastia

Rinoplastia

facelifting

Facelifting

otoplastia

Otoplastia