Muitas mulheres, particularmente após amamentação ou emagrecimento, percebem seus seios flácidos e perdendo a forma, o volume e a firmeza. À medida que o tempo passa, acontece com quase todas as mulheres pelo efeito da gravidade, variações de peso e pela perda da elasticidade e da qualidade da pele.
Nesses casos, a solução pode ser a cirurgia para levantar as mamas, também conhecida como lifting de mamas ou mastopexia. Neste procedimento elevamos as mamas e reposicionamos as aréolas na altura desejada através da retirada da pele excedente e da remodelação dos tecidos mamários e montagem das mamas.
Existem diversas técnicas e tipos de cicatrizes para esta cirurgia sendo comum a associação desta cirurgia com a inclusão de próteses de silicone, porém não é sempre necessária.
A cirurgia que não utiliza a prótese tem o benefício de não necessitar de novos procedimentos futuros, pois nós remodelamos a glândula mamária da própria paciente. Devemos também entender que a mastopexia sem prótese geralmente é realizada em paciente que já possuam algum volume mamário.
Em mulheres com mamas que perderam muito volume, as próteses são indicadas para o aumento mamário, melhorar o formato dos seios e ter um colo mais marcado. Atualmente também podemos utilizar o enxerto de gordura para refinamentos de contorno mamário e realce do colo em casos com ou sem a prótese.