RENUVION
O Renuvion é uma tecnologia aplicada para causar retração do tecido, no plano da pele e subcutâneo. Já é considerado um dos maiores avanços tecnológicos em cirurgia plástica, pois pode resultar em até 65% de retração da pele flácida, de acordo com as características da pele da paciente.
É um aparelho que parece uma pistola com uma cânula, a qual é introduzida sob a pele da paciente através de um corte igual ao de uma lipoaspiração, entre 0,5 e 1,0 cm, nas regiões onde se deseja tratar a flacidez. O aparelho mistura gás hélio e radiofrequência, que juntos, geram o que chamamos de jato de plasma.
O efeito da contração do tecido é perceptível imediatamente após o procedimento. E além desse efeito imediato, nós também teremos um efeito secundário que ocorre entre 6 e 9 meses de estímulo de colágeno nesta região, o que também vai ocasionar retração de pele e melhorar os resultados finais, reduzindo substancialmente a flacidez da região. Diferente de outros aparelhos, o Renuvion só pode ser utilizado no centro cirúrgico.
BODYTITE
A plataforma BodyTite (by InMode) é uma tecnologia médica com controle duplo de temperatura para tratamentos minimamente invasivos de remodelação do corpo e da face, com resultados cirúrgicos e sem cicatrizes. Essa tecnologia trabalha emitindo uma radiofrequência bipolar de forma rápida e uniforme, distribuindo o calor diretamente na derme e na matriz subcutânea. O aquecimento da pele provoca a reorganização das fibras de colágeno e a retração dos
septos que unem os tecidos mais profundos. O resultado é uma pele mais homogênea e firme. Seus aplicadores com a tecnologia RFAL (Radiofrequency Assisted Lipolysis), oferecem uma remodelação segura e eficaz, oferecendo aos pacientes melhoras estéticas significativas já na primeira sessão. Seus quatro aplicadores são indicados para diferentes regiões do corpo e do rosto.
Com esse tratamento, o paciente tem também ótimos resultados na eliminação da gordura, uma vez que a radiofrequência liquefaz as células adiposas. Ele pode promover a retração da pele em até 47% e a aparência continua melhorando por 6 meses após o procedimento. A tecnologia estimula a produção de colágeno, proteína responsável pela tonificação da silhueta e uniformidade da pele, melhorando ainda a celulite ao combinar o microagulhamento com radiofrequência. O tratamento com BodyTite pode ser realizado em clínica ou no centro cirúrgico (em conjunto com a lipoaspiração), dependendo dos desejos e necessidades de cada paciente.
LASER
A associação do laser durante a lipoaspiração queima a gordura, estimula o colágeno e reduz a flacidez da pele. A aplicação subcutânea do laser de Diodo, feita com o auxílio de uma fibra, aquece a região e promove o derretimento de gordura. Isso também facilita a remoção por cânulas e diminui o sangramento e o aparecimento de manchas roxas (equimoses).
O objetivo principal da técnica é melhorar a aparência da pele, deixando-a mais firme, rígida e tonificada, além de estimular a produção de colágeno.
As cânulas utilizadas neste procedimento são bem mais finas e geram menos traumas que as tradicionais, tornando o pós-operatório menos dolorido e com recuperação mais rápida.
Nos casos de flacidez moderada ou intensa a lipo laser não oferece resultados significativos e o procedimento mais indicado para tratar estes casos é a abdominoplastia.
Indicação
– Pacientes que apresentam flacidez de pele leve a moderada.
– Pacientes com gordura localizada que não respondem a programas de dieta e exercícios e irão se submeter à lipoaspiração.
Resultados
Após o tratamento com as tecnologias para flacidez, já é possível observar alguns resultados. No entanto, como a região ainda está inchada, os resultados ficam mais visíveis após 3 ou 4 meses de cirurgia.
O resultado definitivo é obtido após o 6º a 9º mês de cirurgia, somente após a acomodação total dos tecidos e a reabsorção total do inchaço.
Para a manutenção do resultado a longo prazo é muito importante manter hábitos alimentares saudáveis e uma rotina de exercícios físicos. Se o paciente ganhar peso e não seguir as recomendações pós-operatórias, pode prejudicar seu resultado cirúrgico.
Como se preparar
Candidatas ao uso das tecnologias para flacidez devem atender os requisitos pré-operatórios padrões: exames de sangue e liberação cardiológica pré-operatória.
São necessários exames de imagem e o estudo radiológico da parede abdominal.
Sendo uma cirurgia que atua diretamente sobre o tecido gorduroso, aconselhamos as pacientes a atingirem seu peso ideal medido através de seu índice de massa corpórea – IMC antes de serem operadas. Desse modo temos condições de realizar uma análise e planejamento pré-operatório mais acurados além de uma cirurgia com melhores resultados e segurança adequada ao paciente.
Orientamos também o acompanhamento nutricional pré e pós-operatório.
Pós-operatório
A etapa de pós-operatório é muito importante para um resultado final de qualidade.
Logo de início, é comum o corpo apresentar inchaços e manchas arroxeadas geralmente esses sintomas melhoram em cerca de 21 dias.
Devem-se utilizar malhas de compressão elástica e espumas modeladoras por um período de 30 a 90 dias visando maximizar a aderência dos tecidos e acelerar a reabsorção do edema (inchaço) e remodelação corporal.
Sessões de drenagem linfática com fisioterapeuta especializado devem ser iniciadas nos primeiros dias de pós-operatório e mantidas até a completa reabilitação do paciente.
A maioria dos pacientes retorna ao trabalho e rotina em aproximadamente 7 a 10 dias e às atividades físicas em cerca de 30 dias.
Cirurgia
- Anestesia: o Anestesia local, peridural ou anestesia geral, dependendo das áreas a serem tratadas.
- Tempo de cirurgia: O tempo cirúrgico varia de 1 a 3 horas de procedimento.
- Tempo de internação: Geralmente o paciente fica no hospital cerca de 12 a 24 horas, dependendo do tempo e extensão da cirurgia.