Atualmente, com maior conhecimento sobre lipoaspiração, melhores equipamentos e tecnologia, podemos dar e criar um grau maior de definição corporal, mais refinado e com muito mais segurança. A lipoaspiração não é método de emagrecimento e por isso, é fundamental estar no peso ideal. Assim, de acordo com os seus hábitos de vida e seu percentual de gordura corporal, a definição pode ser maior ou menor:
- HIGH DEFINITION: indicada para pessoas mais atléticas que já têm uma musculatura bem formada (porém não tão aparente) e com percentual de gordura muito baixo. O resultado fica com os “gominhos” marcados no abdômen;
- MEDIUM DEFINITION: recomendada para pessoas que realizam exercícios físicos regularmente e tem baixo percentual de gordura, deixando as linhas verticais bem definidas na musculatura;
- SOFT DEFINITION: indicada para quem mantem uma rotina saudável, porém não tão intensa de exercícios físicos. Possuem um percentual de gordura intermediário e a musculatura não é evidente. Assim deixamos as linhas verticais suaves, gerando um resultado bonito e mais discreto.
Quando falamos em Lipo HD, isso quer dizer que, durante a cirurgia, ao retirar a gordura localizada, vamos respeitar as linhas anatômicas e estéticas do seu abdômen, valorizando a musculatura já existente. Uma Lipo HD de qualidade representa a combinação entre os recursos tecnológicos e a capacidade técnica do cirurgião plástico.
Indicação
– Pacientes com gordura localizada que não respondem a programas de dieta e exercícios;
– Pessoas que já praticam atividades físicas e desejam aperfeiçoar ainda mais o contorno corporal;
– Pacientes que estão dentro ou muito próximas do peso ideal, mantém uma alimentação saudável com dieta regrada, praticam atividades físicas regularmente, e apresentam boas condições de saúde em geral, e buscam uma definição adicional em sua silhueta e abdômen;
Resultados
Após a lipoescultura já é possível observar alguns resultados e mudanças corporais, no entanto, como a região ainda está inchada, os resultados ficam mais visíveis após 3 ou 4 meses de cirurgia.
O resultado definitivo da lipoaspiração é obtido após o 6º mês de cirurgia, somente após a acomodação total dos tecidos e a reabsorção total do inchaço.
Para a manutenção do resultado a longo prazo é muito importante manter hábitos alimentares saudáveis e uma rotina de exercícios físicos. Se o paciente ganhar peso e não seguir as recomendações pós-operatórias, pode prejudicar seu resultado cirúrgico.
Como se preparar
Candidatos a lipoescultura LAD/HD devem atender os requisitos pré-operatórios padrões: exames de sangue e liberação cardiológica pré-operatória.
São necessários exames de imagem e o estudo radiológico da parede abdominal.
Sendo uma cirurgia que atua diretamente sobre o tecido gorduroso, aconselhamos as pacientes a atingirem seu peso ideal (medido através de seu índice de massa corpórea – IMC) antes de serem operadas. Desse modo, temos condições de realizar uma análise e planejamento pré-operatório mais acurados além de uma cirurgia com melhores resultados e segurança adequada ao paciente.
Para a LIPO HD o percentual de gordura dos pacientes é variável determinante no tipo de definição possível a ser feita na cirurgia e por isso é fundamental o acompanhamento nutricional pré e pós-operatório do paciente.
Pós-operatório
A etapa de pós-operatório é muito importante para um resultado final de qualidade.
Logo de início, é comum o corpo apresentar inchaços e manchas arroxeadas. Geralmente esses sintomas melhoram em cerca de 21 dias.
Devem-se utilizar malhas de compressão elástica e espumas modeladoras por um período de 30 a 90 dias visando maximizar a aderência dos tecidos e acelerar a reabsorção do edema (inchaço) e remodelação corporal.
Sessões de drenagem linfática com fisioterapeuta especializado devem ser iniciadas nos primeiros dias de pós-operatório e mantidas até a completa reabilitação do paciente.
A maioria dos pacientes retorna ao trabalho e rotina em aproximadamente 7 a 10 dias e às atividades físicas em cerca de 30 dias.
Cirurgia
- Anestesia: o Anestesia peridural ou anestesia geral, dependendo das áreas e do volume de gordura a ser aspirado.
- Tempo de cirurgia: O tempo cirúrgico varia de 3 a 6 horas de procedimento.
- Tempo de internação: Geralmente o paciente fica no hospital cerca de 12 a 24 horas, dependendo do tempo e extensão da cirurgia.