Dra Rafaela Katerine

Dra Rafaela Katerine

Tratamentos

Rinoplastia

Rinoplastia

O nariz é a estrutura mais central e proeminente da face, e devido a isso, sua aparência é responsável por grande parte da harmonia facial. Por isso, alterações no seu formato podem gerar desequilíbrios entre as unidades estéticas da face. A Rinoplastia visa justamente restaurar este equilíbrio estético, sem deixar de lado o aspecto funcional do nariz.

Ao longo dos anos, várias técnicas têm sido desenvolvidas para adequar o formato do nariz às características individuais da face de cada paciente. Atualmente, podemos reduzir ou aumentar o tamanho do nariz, alterar a forma da ponta e do dorso, diminuir o tamanho das narinas, refinar a ponta e alterar o ângulo entre o nariz e o lábio superior. A cirurgia plástica do nariz também pode ser associada com cirurgias que visam a correção da função respiratória em pacientes que respiram com dificuldade.

A rinoplastia é, sem dúvidas, uma das cirurgias mais complexas da cirurgia plástica. Primeiro, devido a suas inúmeras variáveis e detalhes milimétricos de acordo com o caso de cada paciente. Desta forma, pode-se entender a delicadeza desta cirurgia, assim como as limitações técnicas que às vezes são impostas. Assim, as considerações dos pacientes devem ser analisadas em profundidade, ponderando as reais necessidades e possibilidades de tratamento para se obter um resultado funcional e estético satisfatório.

Indicação

– Alteração anatômica do nariz que desagrada a paciente, como o formato, tamanho ou ângulo nasal.

– Queixas respiratórias secundárias a irregularidades internas do nariz;

– Desproporção ou desarmonia entre nariz e face.


 

Resultados

É comum aparecer edemas logo após a cirurgia, que normalmente desaparecem em poucas semanas, e à medida que inicia a cicatrização e o edema no rosto diminui, você irá perceber os efeitos e resultados do procedimento de remodelagem nasal.

O resultado final da Rinoplastia ocorre após 12 a 18 meses de pós-operatório.


 

Como se preparar

Candidatas à Rinoplastia devem atender os requisitos pré-operatórios padrões: avaliação laboratorial, clínica e cardiológica pré-operatória, além de exames de imagem (tomografia nasal e seios da face).

Outros exames podem ser necessários, mas isso depende de cada caso.


 

Pós-operatório

Após a alta, o paciente deve permanecer em repouso por cerca de 5 a 7 dias. Nesse período inicial usará um curativo nasal para estabilizar e imobilizar as estruturas nasais.

Pode também ser necessário o uso de tampões, splints e moldes, no pós-operatório imediato, visando controle do sangramento e conferindo o repouso necessário à acomodação dos tecidos durante a cicatrização.

Após esse período, novo curativo com micropore é realizado, visando controle do edema (inchaço), proteção e manutenção da forma nasal, sendo seu tempo de utilização variável.

A maioria dos pacientes retorna às suas atividades laborais em aproximadamente 7 dias e às atividades físicas em torno de 30 a 45 dias.

As incisões na parte interna do nariz são, em geral, realizadas com fios absorvíveis. Pontos externos começam a ser removidos em média após o 7º dia.

Podem ocorrer manchas roxas ao redor dos olhos (equimoses) que desaparecem em poucos dias.

Deve-se evitar calor (sol, banhos e ambientes muito quentes, etc), pois o calor leva ao aumento do edema (inchaço).

É importante evitar exposição ao sol nos 3 meses após a cirurgia e sempre usar filtro solar.


 

Cirurgia

  • Anestesia: A rinoplastia é realizada sob anestesia geral para maior segurança e conforto do paciente.
  • Tempo de cirurgia: O tempo médio de procedimento varia entre 3 e 4 horas
  • Tempo de internação: Pode variar entre 12 e 24 horas.

Dúvidas frequentes

A localização das cicatrizes varia conforme a técnica utilizada (rinoplastia aberta ou fechada). As cicatrizes resultantes ficam bastante disfarçadas e quase imperceptíveis, uma vez que as incisões são feitas na columela nasal, na parte interna ou nos sulcos do nariz. É importante seguir todas as orientações pós-operatórias adequadamente para que a cicatrização seja a melhor possível.

Em geral não é doloroso. O que incomoda um pouco nos primeiros dias é a sensação de entupimento nasal (devido ao inchaço interno e presença do splint nasal). O analgésico prescrito costuma ser suficiente para conter qualquer desconforto.

Infelizmente não. Cada paciente tem uma genética própria, não é possível escolher um nariz que se pretende ter (por exemplo igual ao de alguém), mas sim corrigir e aperfeiçoar o próprio nariz, ficando com o nariz que se é possível ter e mais harmônico com a sua face.

Existe um equilíbrio estético entre o nariz e a face, que o cirurgião deve observar, a fim de preservar a naturalidade e autenticidade dessa face.

Cada caso é estudado minuciosamente, a fim de que se possa dar ao nariz a melhor forma possível, dentro das exigências da face. Se a sua escolha coincidir com aquele tipo de nariz planejado, sem dúvida seu desejo será atendido, mas isto será definido durante a sua consulta.

Sim. A maioria dos pacientes possui algum grau de desvio no septo nasal. Podemos tratar esse desvio, com melhora da função respiratória e, também, melhorar suas queixas estéticas na mesma cirurgia. Indicamos o tratamento associado, a rinoseptoplastia!

São muito raras na rinoplastia, podendo ser citadas: sangramento pós-operatório, hematoma, infecção, obstrução nasal, irregularidades, assimetrias e problemas anestésicos.

Veja também:

Lipoaspiração

Lipoaspiração e Lipoescultura

lipoescultura

Tecnologias contra Flacidez

Próteses de mama

Prótese de Mama de Recuperação Rápida – R24R