O nariz é a estrutura mais central e proeminente da face, e devido a isso, sua aparência é responsável por grande parte da harmonia facial. Por isso, alterações no seu formato podem gerar desequilíbrios entre as unidades estéticas da face. A Rinoplastia visa justamente restaurar este equilíbrio estético, sem deixar de lado o aspecto funcional do nariz.
Ao longo dos anos, várias técnicas têm sido desenvolvidas para adequar o formato do nariz às características individuais da face de cada paciente. Atualmente, podemos reduzir ou aumentar o tamanho do nariz, alterar a forma da ponta e do dorso, diminuir o tamanho das narinas, refinar a ponta e alterar o ângulo entre o nariz e o lábio superior. A cirurgia plástica do nariz também pode ser associada com cirurgias que visam a correção da função respiratória em pacientes que respiram com dificuldade.
A rinoplastia é, sem dúvidas, uma das cirurgias mais complexas da cirurgia plástica. Primeiro, devido a suas inúmeras variáveis e detalhes milimétricos de acordo com o caso de cada paciente. Desta forma, pode-se entender a delicadeza desta cirurgia, assim como as limitações técnicas que às vezes são impostas. Assim, as considerações dos pacientes devem ser analisadas em profundidade, ponderando as reais necessidades e possibilidades de tratamento para se obter um resultado funcional e estético satisfatório.